Informa Elaine Wong, na Brandweek, que a hipercompetividade no espaço das prateleiras está levando as marcas a usarem tecnologias que monitoram o olhar do consumidor.
Ao lançar o produto Frebreze Sport, a Procter & Gamble usou uma tecnologia desenvolvida pela empresa Tobii que acompanha os movimentos dos olhos, quando o usuário olha para uma tela que simula uma prateleira de supermercado cheia de produtos. A P&G está trabalhando com a Tobii desde 2005 para testar novos produtos, e agora anunciou uma relação estratégica ainda mais profunda com a firma de tecnologia. Com a parceria, a P&G espera lançar novos produtos e embalagens mais rapidamente, garantindo que esses lançamentos atraiam o olhar do consumidor no disputado espaço das prateleiras.
As tecnologias de monitoração de olhar ("eye-tracking") já existem há bastante tempo. Mas nos últimos anos, o setor de produtos de consumo investiu bastante nesses sistemas, para obter insights sobre os interesses dos clientes. Além da Procter & Gamble, a Unilever, Kimberly-Clark, ConAgra, Heinz e a Kellogg também fazem uso dessas tecnologias.
Há uma grande variedade de métodos, que vão de lasers que escaneiam o movimento dos olhos até óculos especiais que são usados pelos participantes das pesquisas.
O aumento na procura por essas tecnologias reflete o aumento da concorrência por espaço nas gôndolas e prateleiras -- nos últimos anos, os varejistas passaram a retirar os produtos que vendem menos, e substituir várias marcas por produtos próprios (a maioria dos grandes varejistas tem linhas próprias de produtos). Esse ambiente "darwinista" causa pressão sobre os fabricantes, que buscam alternativas para permanecerem em destaque.
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