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Reporta Sharon Jayson, no USA TODAY, que um novo estudo do Pew Research Center mostra que os consumidores norte-americanos estão revendo suas noções do que é necessidade e luxo na hora de comprar. A pesquisa anterior, de 2006, mostra que 68% dos consumidores consideravam como necessidade um forno de micro-ondas. Esse percentual caiu agora para 47%. Em 2006, 64% achavam necessário ter uma TV -- este número caiu para 52% agora.
A pesquisa foi feita com 1.003 consumidores no começo de abril e mostra outras diferenças na percepção do consumo. Apenas 21% acham necessário hoje uma máquina de lavar roupa (comparado com 35% em 2006). Até o automóvel caiu na escala de importância, de 91% em 2006 para 88% hoje.
O estudo da Pew mostra como a vida dos norte-americanos foi afetada pela crise econômica:
* 27% disseram que algum membro da família perdeu o emprego nos últimos 12 meses.
* 57% passaram a compras marcas mais baratas ou fazer compras em lojas de descontos.
* 80% dos entrevistados disseram ter feito cortes de gastos.
* 20% disseram estar realizando mais tarefas domésticas, que normalmente seria pagas.
* 21% planejam plantas verduras e outros vegetais comestíveis no jardim ou quintal.
* 27% cancelaram ou reduziram assinaturas de TV a cabo ou por satélite.
O estudo também indicou que a tecnologia está subindo na escala de importância. Itens como celulares e conexões de banda larga são considerados mais necessários hoje do que eram há 3 anos. Um fator que explica essa tendência é que a divisão entre casa e trabalho está mais tênue. Segundo Stephen Sweet, professor de sociologia do Ithaca College, os funcionários ficam mais tempo em disponibilidade, trabalham mais em casa e até levam as crianças para o escritório.
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