sexta-feira, 24 de abril de 2009
Consumidor dos EUA revê conceitos de compras, diz pesquisa
Reporta Sharon Jayson, no USA TODAY, que um novo estudo do Pew Research Center mostra que os consumidores norte-americanos estão revendo suas noções do que é necessidade e luxo na hora de comprar. A pesquisa anterior, de 2006, mostra que 68% dos consumidores consideravam como necessidade um forno de micro-ondas. Esse percentual caiu agora para 47%. Em 2006, 64% achavam necessário ter uma TV -- este número caiu para 52% agora.
A pesquisa foi feita com 1.003 consumidores no começo de abril e mostra outras diferenças na percepção do consumo. Apenas 21% acham necessário hoje uma máquina de lavar roupa (comparado com 35% em 2006). Até o automóvel caiu na escala de importância, de 91% em 2006 para 88% hoje.
O estudo da Pew mostra como a vida dos norte-americanos foi afetada pela crise econômica:
* 27% disseram que algum membro da família perdeu o emprego nos últimos 12 meses.
* 57% passaram a compras marcas mais baratas ou fazer compras em lojas de descontos.
* 80% dos entrevistados disseram ter feito cortes de gastos.
* 20% disseram estar realizando mais tarefas domésticas, que normalmente seria pagas.
* 21% planejam plantas verduras e outros vegetais comestíveis no jardim ou quintal.
* 27% cancelaram ou reduziram assinaturas de TV a cabo ou por satélite.
O estudo também indicou que a tecnologia está subindo na escala de importância. Itens como celulares e conexões de banda larga são considerados mais necessários hoje do que eram há 3 anos. Um fator que explica essa tendência é que a divisão entre casa e trabalho está mais tênue. Segundo Stephen Sweet, professor de sociologia do Ithaca College, os funcionários ficam mais tempo em disponibilidade, trabalham mais em casa e até levam as crianças para o escritório.
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