segunda-feira, 6 de abril de 2009

Números do varejo nos EUA podem indicar "luz no fim do túnel"

Reporta Rachel Dodes, no Wall Street Journal, que os investidores do setor de varejo EUA aguardam com certo otimismo a divulgação dos números das vendas de março ("same-store-sales"). Mesmo que os números sejam ligeiramente menos negativos que o esperado, os investidores ficarão felizes -- eles e todo mundo, porque a recuperação econômica depende em boa parte do consumo doméstico.
Analistas consultados pela Thomson Reuters preveem uma alta de 0,8% em todas as categorias, o que marcaria o segundo mês seguido de resultados positivos nas vendas de lojas abertas há pelo menos um ano. Mas os números podem ser melhores devido aos bons resultados da rede Wal-Mart
Além disso, março é quando as lojas de departamentos lançam suas coleções de primavera, e os lojistas esperam que o clima quente e as fortes tendências de cores estimulem as vendas.
Emanuel Weintraub, executivo-chefe da Emanuel Weintraub Associates, uma consultoria especializada em varejo, observou que o setor pode estar mesmo em processo de recuperação nos EUA, mas essa recuperação será um "novo normal", com expectativas e objetivos diferentes do período pré-crise. Segundo Weintraub, quem quase se afogou passa a tomar mais cuidado na hora de nadar.

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