terça-feira, 7 de abril de 2009

Costco é o varejista de maior sucesso nos blogs dos EUA


Segundo um novo estudo da firma de pesquisas Carma International, as lojas que vendem por atacado e clubes de descontos recebem a cobertura mais favorável na blogosfera, enquanto as lojas de departamentos tradicionais e as grandes redes de varejo são as mais criticadas nos blogs dos Estados Unidos.
A rede de lojas de atacado Costco recebeu as melhores avaliações pelos autores de blogs, segundo o estudo da Carma, enquanto megavarejistas como o Wal-Mart e a Sears e lojas de departamentos como a Macy's ganham as piores notas. A reputação da Costco subiu dentro da blogosfera devido aos seus preços baixos e qualidade das ofertas.
Apenas as lojas atacadistas e os clubes de compras receberam notas favoráveis dentro da blogosfera, com poucas críticas negativas. Quase 60% dos posts em blogs sobre atacadistas e clubes de compras foram elogiosos, comparado com apenas 9% de críticas negativas.
Apesar da ampla cobertura favorável na imprensa tradicional, o Wal-Mart tem um dos piores desempenhos nos blogs. A rede é vista pela imprensa tradicional como um dos poucos grandes varejistas a ter sucesso em meio à crise financeira. Mas os autores de blogs não tem essa visão favorável da empresa -- muitos dos posts sobre o Wal-Mart são fortemente negativos, com blogueiros chamando a rede de "maligna" e outros adjetivos negativos.
Apenas a rede Kmart recebe mais críticas negativas que o Wal-Mart na blogosfera, nota o estudo da Carma. Muitos blogs criticam as posturas trabalhistas do Wal-Mart, ou seu efeito de suas megalojas sobre o comércio local em pequenas cidades dos EUA.
O sucesso do Costco e dos clubes de compras nos blogs reflete o clima econômico atual -- a capacidade de oferecer bons produtos por preços baixos é um grande atrativo.
Os coordenadores da pesquisa recomendam que o Wal-Mart e outras grandes redes acompanhem a mídia gerada pelos consumidores (blogs e outros sites de opinião) de modo sistemático e abrangente, para avaliar sua imagem e repercussão entre os consumidores -- que afinal de contas, são aqueles que escrevem esses blogs. Isso é importante, porque blogs e sites sociais influenciam muito a opinião pública e as decisões de compras.
O estudo completo da Carma International sobre o tema (em PDF) pode ser visto aqui.

Nenhum comentário: