quinta-feira, 19 de março de 2009

Bancos querem plataforma única de pagamentos via celular


Informam Claudiney Santos e Samuel Possebon, no TELETIME News, que 130 bancos brasileiros associados à Febraban decidiram formar um consórcio para explorar o setor de pagamentos e transferências financeiras por celular. A idéia é lançar a plataforma unificada até o final de 2010, com as bases de dados de todos os bancos integradas em uma clearing house, como é hoje o mercado de transferência eletrônicas interbancárias (TED), ou da portabilidade, no caso do celular.
Depois de seguir uma série de etapas técnicas, os bancos pretendem abordar as operadoras de telefonia com um modelo bastante formatado e tecnicamente resolvido. Há a consciência de que, sem uma participação efetiva dos operadores de celular estimulando o uso do celular para transações financeiras, o projeto tem grande risco de empacar, como aconteceu com o projeto Mobipay, executado pelos bancos da Espanha.
Para dar certo, o ideal será uma modelo que integre bancos, operadores de telefonia e varejistas, de modo que todos ganhem ao prestar um bom serviço aos clientes.

Nenhum comentário: