quinta-feira, 12 de março de 2009

eBay quer voltar às raízes de "mercado de pulgas online"


Reporta Geoffrey A. Fowler, no Wall Street Journal, que o site de leilões online eBay está repensando sua estratégia de varejo. O site se tornou um sucesso meteórico nos últimos anos, agindo em várias frentes de vendas.. Mas também enfrentou vários processos escandalosos e teve dificuldades para se adaptar à volatilidade do gosto dos consumidores.
O executivo-chefe do eBay, John Donahoe, declarou que a empresa pretende se focalizar em itens de segunda mão e pontas de estoque, saindo do mercado de itens novos que é dominado por empresas como a Amazon.com.
A mudança de estratégia é uma reação à queda no tráfego do site. No final de 2008, as visitas ao eBay caíram 16%. O mercado online representa quase a metade do faturamento anual do eBay, estimado em US$ 8,5 bilhões.
O foco no "mercado secundário" inclui mercadorias usadas ou "vintage", que fizeram a fama original do site.

Nenhum comentário: