Reporta Karlene Lukovitz, no Marketing Daily, que a preocupação cada vez maior com os problemas de saúde relacionados com o consumo de glúten está estimulando um grande crescimento no mercado de produtos "gluten-free" nos EUA. Esses produtos cresceram 28% entre 2004 e 2008, atingindo US$ 1,56 bilhão. A estimativa é que em 2009 e 2010 ocorra uma desaceleração nesse setor, mas em 2012 deve voltar a crescer na casa dos 20%, com valores previstos em US$ 2,63 bilhões.
Além de inúmeros novos produtos sem glúten nas prateleiras, a preocupação com os efeitos do glúten nas pessoas com propensão à doença cilíaca fez surgir uma indústria paralela de informações, que inclui websites, livros e DVDs sobre as doenças relacionadas ao glúten.
Os supermercados dos EUA distribuem 30% dos produtos gluten-free, a mesma fatia ocupada por lojas de produtos naturais. Vendas via internet e por catálogo respondem por 20% das vendas, e os 20% restantes advém de vários canais menores, como lojas especializadas, farmácias, lojas de conveniência e outros.
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