Segundo nota do Advillage, a turbulência na economia global está impulsionando o marketing nos pontos-de-venda. Segundo Rafael D’Andrea, da ToolBox Métricas de Ponto de Venda, as empresas buscam aumentar as vendas e apostam em ações de comunicação de curto prazo.Ele se revela otimista em relação ao desempenho do segmento em 2009.
“Há pesquisas e artigos nos Estados Unidos e no Brasil que mostram que haverá neste ano um corte de peso nas verbas de marketing de forma geral, mas boa parte deverá migrar para pontos de venda e promoções. As empresas tendem a direcionar os recursos para as ações que dão impacto no curto prazo. Pode haver até crescimento dessas iniciativas”, disse D’Andrea, que participou do comitê de Marketing da Amcham-São Paulo.
No caso do marketing dos pontos-de-venda, o Retorno sobre Investimento (ROI) pode ser calculado de maneira ágil. “A vantagem do ponto-de-venda é a possibilidade de medir o retorno imediatamente. Por exemplo, no caso de uma campanha para mídia digital em um supermercado, é possível analisar qual é o incremental das vendas do produto em questão motivada pelo anúncio em determinado período.
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