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Uma ideia interessante e moderna do marketing é "tryvertising" -- a publicidade feita pela distribuição de amostras grátis, de "samples" de produtos.
No Japão, essa ideia levou à criação do Sample Lab, aberto desde 2007 em Tóquio. O espaço funciona como um clube: os interessados pagam uma taxa de inscrição de 300 ienes e uma anuidade de 1.000 ienes para participar. O sócio recebe um código especial via celular, que funciona como acesso ao Sample Lab.
O espaço é cheio de prateleiras com amostras de produtos. As ofertas vão de cosméticos a molhos para churrasco, equipamentos de ginástica, meia-calça e hidratante facial. Além de poder experimentar todos os produtos disponíveis, os membros podem levar para casa até 5 unidades de cada produto.
É claro que uma equipe do Sample Lab convida cada visitante a responder uma pesquisa sobre os produtos testados. O conceito foi criado pela agência japonesa de publicidade Mel Posunetto, com o objetivo de coletar dados em primeira mão e avaliar o efeito do boca-a-boca sobre um novo produto.
O conceito tem muitos elementos culturais japoneses, mas com adaptações locais pode funcionar em qualquer lugar do mundo, de Miami a Mumbai.
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No começo do mês, falamos aqui sobre uma empresa belga que criou uma máquina automática que fornece amostras grátis de produtos.
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