Segundo nota da Retail Information Systems, que o setor de varejo teve perdas estimadas em US$ 21 bilhões em 2008 devido ao medo dos consumidores em relação às compras pela internet. O risco de furto de identidade e fraudes com cartões de crédito inibiu o consumo eletrônico, segundo estudo da firma Javelin Strategy & Research.
De acordo com a pesquisa, 12% dos consumidores que já foram vítimas de fraudes na web não voltaram a fazer compras online, e 25% dos entrevistados disseram que reduziram a frequência das compras via internet por medo de golpes. Outros 19% disseram que reduziram o valor das compras.
A segurança não é a única reclamação dos consumidores do comércio online. Segundo a pesquisa, menos da metade dos clientes se mostram satisfeitos com a qualidade e o prazo de entrega das mercadorias compradas. 28% dos entrevistados disseram que suas compras não correspondiam às expectativas de qualidade, e 37% disseram que as encomendas chegaram depois do prazo esperado. A insatisfação é maior na faixa entre 18 e 34 anos.
Segundo a pesquisa da Javelin, os 5 principais fatores para atrair consumidores online são:
1. Assegurar que as informações pessoais são processadas de modo seguro (83%)
2. Não punir o consumidor em caso de furto de identidade (81%)
3. Segurança reforçada no site da loja (80%)
4. Garantir que a compra atenda as expectativas de qualidade (80%)
5. Garantir o melhor preço na compra online (79%)
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