segunda-feira, 30 de março de 2009

RFIDs aposentam os velhos cartões de visitas


Na era digital, trocar informações pessoais em cartões e guardanapos de papel se tornou coisa do passado. Os RFIDs (chips com radiotransmissores de rádio) no padrão de curto alcance são a base para novos serviços de contatos, entre amigos e parceiros comerciais.
Para gente grande, o cartão profissional de visitas pode ser agora substituído pelo o MingleStick, um pequeno aparelho que pode ser preso ao chaveiro. Quando dois usuários do MingleStick se encontram, basta apontar os aparelhinhos para criar uma conexão -- indicada por um LED verde. O MingleStick tem um conector USB, e no final do dia o usuário pode conectar o aparelho ao computador e baixar todos os contatos feitos. O aplicativo MingleManager tem várias funções: caderno de endereços, agenda, calendário, programa de mensagens e troca de conteúdos. O público alvo atual do MingleStick são organizadores de feiras e eventos comerciais, onde muitos contatos são feitos. A empresa oferece pacotes baseados na quantidade de aparelhos distribuídos. Há também a possibilidade de criar patrocínios com marcas nos aparelhinhos.
Já os mais jovens podem se inreressar pelo Poken: um aparelho similar ao MingleStick, mas na forma de pandas, abelhas, alienígenas e esqueletos. Como o MingleStick, o Poken usa a tecnologia dos RFIDs de curto alcance para enviar e receber informações. Quando os usuários se encontram, podem trocar informações pessoais. Os dados são depois baixados no computador em um banco de dados pessoal. O Poken aproveita as redes sociais mais populares como Facebook e LinkedIn para circular informações, se o usuário assim desejar. Cada Poken pode arquivar até 64 contatos novos, e avisa o usuário quando estiver quase cheio. O Poken é produzido por uma empresa suíça, e custa cerca de 15 euros.
Veja abaixo um filme sobre o Poken, que tem um visual bastante atraente.

Nenhum comentário: