Reporta Ann Zimmerman, no Wall Street Journal, que a rede Wal-Mart está expandindo sua linha própria de produtos alimentícios e de limpeza. A ação pretende faturar com o desejo dos consumidores de economizar ao máximo em tempos de crise. Os clientes estão trocando marcas famosas (e mais caras) pelos similares que estampam a marca do varejista.
O Wal-Mart lançou uma nova versão da marca Great Value, criada originalmente em 1993. A marca terá mais de 5.200 itens, incluindo 80 itens novos -- como "teriyaki beef jerky" e sorvetes diet.
Os varejistas com marcas próprias estão no caminho certo, indicam os números. No ano passado, as vendas de mercadorias com marcas dos próprios varejistas cresceram 10%, atingindo US$ 82,9 bilhões, segundo dados da Private Label Manufacturers Association. Já as vendas de marcas tradicionais cresceram 2,8% no mesmo período.
O Wal-Mart também voltou a investir no Great Value porque seus concorrentes estão ganhando mais em termos percentuais com as marcas próprias. A rede Kroger Co. disse que 27% do faturamento do quarto trimestre veio de suas marcas -- enquanto o Wal-Mart ganha apenas 16% com esse tipo de vendas. Para reverter esse quadro, o Wal-Mart "turbinou" cerca de 750 itens de sua linha, de bolachas a detergentes para lavar roupa.
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