Reporta Alexandre Zaghi Lemos, no Meio & Mensagem, que a rede Carrefour traçou uma estratégia de marketing e promoção que terá seis pólos no mundo, e o Brasil será um deles. Segundo Rodrigo Lacerda, diretor de marketing da rede no Brasil, com estratégias diferentes de marketing em cada país, o Carrefour perdia sinergia. A nova estratégia aposta em benefícios na unidade de um posicionamento global, sem, contudo, perder a liberdade de adaptá-lo às características culturais e aos cenários econômicos peculiares de cada lugar. O Brasil integra o chamado G6, comitê recentemente instituído para definir a nova plataforma global de comunicação da marca. Também estão no grupo a França, Espanha e a Bélgica, mercados que serão atendidos pela rede Publicis; a Itália, onde a verba foi para a Saatchi & Saatchi; e, representando a Ásia, Taiwan, onde a conta foi para a Leo Burnett.
Além da F/Nazca, estavam na disputa pela verba brasileira do varejista a Leo Burnett, que já trabalhou com o concorrente Wal-Mart, e a Publicis, que atendeu o Carrefour no Brasil por 19 anos, até 2004. Não houve uma concorrência convencional, com apresentação de campanhas, apenas a exibição de credenciais, incluindo portfólio de trabalhos já realizados e relatos sobre a filosofia das agências, a experiência de cada uma delas com o varejo e, principalmente, a visão de negócios que têm a respeito desse segmento da economia.
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